sábado, 2 de novembro de 2013

Playground ecológico: gangorra de madeira

Iniciamos a construção da nossa casinha... O projeto está sendo finalizado e contará com três chalés com cozinha, quarto e banheiro. De área construída, os chalés ocuparão cerca de 12m de frente por 5,5m de fundo (cada chalé ficará então com a medida de 4mx5,5m). São pequenos, mas projetados... Depois de pronto trarei as fotos...

Importante falar da frente do terreno (cerca de 15mx15m) que teremos para construir, do lado esquerdo, uma piscina baixa (como a da foto, que tem cerca de 20cm de profundidade)... No nosso caso, a piscina seria menor em largura e cumprimento, já que o terreno não é tão grande...


O que sobrar queremos fazer brinquedos de madeira para um playground ecológico. E uma das primeiras ideias é fazer uma gangorra. Neste site aqui encontramos uma orientação passo a passo para tal projeto, que transcrevo abaixo.

"A gangorra, também conhecida como vai-vem, é um brinquedo comum em parquinhos de diversão. Apesar de existirem vários modos diferentes de se construir uma, todos usam o mesmo princípio. Uma gangorra não é nada mais que uma tábua equilibrada em um eixo central.


Instruções


  1. 1
    Crie um desenho básico para sua gangorra em imprima uma planta para seguir.
  2. 2
    Corte as peças de madeira de 5 cm por 10 cm em seis pedaços iguais. Cada pedaço deve ter 50 cm de comprimento. Dois pedaços farão os postes do eixo; os outros quatro criarão a base. Marque a posição do buraco pra a haste nos dois postes do eixo. O buraco deve estar localizado no centro, 5 cm do topo do eixo. Marque o centro dos quatro pedaços restantes.
  3. 3
    Fure o buraco na seção superior dos postes. Corte entalhes nas quatro peças da base. Duas delas devem ser entalhadas a 7,5 cm de cada extremidade. As outras duas, a 5 cm do centro.
  4. 4
    Monte a base e o eixo. Prenda um poste do eixo perpendicularmente ao centro da peça da base, entre os dois entalhes. Repita o processo para o segundo poste. Você agora deve ter duas peças em formato de "T". Prenda-as usando os dois pedaços restantes da base, atravessando. Os entalhes devem se encaixar para criar uma caixa que fique nivelada com o chão, com os dois postes do eixo ao centro. As peças atravessadas devem encaixar-se bem aos postes do eixo verticais e prolongar depois da base por vários centímetros. Adicione alguns parafusos pela madeira nos entalhes para assegurar a fixação.
  5. 5
    Lixe as bordas expostas para arredondar os cantos, por segurança.
  6. 6
    Insira o cano de metal através dos buracos nos postes do eixo e tampe as extremidades.
  7. 7
    Corte as peças de madeira de 5 cm por 15 cm em uma peça de 2 m. Marque o centro com lápis. Marque as posições das alças em cada lado, 25 a 30 cm da extremidade da tábua, centralizada em relação à largura. Marque as curvas no final da tábua, se você for modelar a área do assento. Fure os buracos para as alças.
  8. 8
    Corte o cano de PVC em seções de 30 cm e use as junções em "T" para criar as alças. Você pode também construir as alças de madeira ou metal. Se tiver um torno disponível para usar, alças de madeira podem deixar uma aparência melhor. Encaixe as alças no buracos e prenda com cola.
  9. 9
    Lixe quaisquer bordas ásperas da tábua. Arrendonde os cantos e modele o assento se desejar.
  10. 10
    Monte a gangorra colocando a tábua através da barra nos postes do eixo, centralizando-a sobre a barra de metal. Esta deve acompanhar a largura da tábua. Se você mediu corretamente, a tábua irá se balancear sozinha na barra. Caso contrário, deslize a tábua até que encontre o ponto de equilíbrio. Então, prenda a cinta de aço no lado inferior da tábua com vários parafusos, coloque a cinta cruzando a barra abaixo da tábua e afixe a extremidade oposta da mesma maneira. Isso irá impedir que a tábua deslize da barra durante a brincadeira."


Nenhum comentário:

Postar um comentário