terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Tinta feita de terra, opção barata e ecologicamente correta

Na onda da arquitetura com simplicidade, onde o menos é mais, o mercado da construção ganha novos elementos vindos diretamente da natureza e, principalmente, que usam a terra como material básico. Sendo assim, nas pesquisas que fiz na internet, me deparei com uma ideia que nunca ouvi falar: a tinta feita de terra.

Estou buscando alguma alternativa (não sei ainda se é possível) de aplicar tinta direto no tijolo ou, se não, sob uma camada fina de reboco. A tinta de terra me parece uma saída barata e que nos ajudará a dar esse ar rústico que queremos ao ambiente da casa. Após gastarmos bastante na construção, quero tentar fazer a parte de acabamento mais natural e barata possível. Pra isso, a ordem é reciclar e recriar. As tintas ecológicas não geral poluentes, nem causam danos aos usuários da habitação nem ao meio ambiente. Perfeito, não é?

Encontrei alguns artigos e vídeos muito interessantes na internet que servem de inspiração e referência para esse projeto. Tenho algumas dúvidas ainda, então esse post será constantemente atualizado com novas pesquisas e ideias.




Bem, para "fazer a tinta, que rende aproximadamente 18 litros, usa-se: oito quilos de terra argilosa; oito litros de água e quatro quilos de cola branca. Em uma lata, coloque seis litros de água, adicione quatro quilos de terra, e misture até ficar uma pasta consistente e cremosa. Depois, acrescente os outros quatro quilos de terra e misture até ficar com uma consistência cremosa novamente.  Para colorir a tinta você pode escolher pigmentos como açafrão, urucum, areia ou até mesmo usar as diversas tonalidades do solo. Se preferir uma tinta mais fina você pode peneirar ou coar o creme. Por último acrescente a cola com os dois litros de água restantes e misture até obter a consistência de creme. A tinta está pronta! Mas antes de aplicar na parede é preciso ter alguns cuidados, como limpar a superfície e verificar se não há infiltrações, mofo ou até mesmo vazamentos. A tinta também não pode ser aplicada diretamente em paredes que já receberam pintura com tinta a óleo, esmalte ou acrílica. Isso não significa que não possa usar a tinta. Basta, antes de aplica-la, passar uma escova de aço ou lixa para tirar boa parte da tinta anterior e criar porosidade. Depois de lixar, é só passar uma vassoura com um pano umedecido para tirar a poeira." (texto extraído daqui)

Alguns vídeos disponíveis na internet...





Nenhum comentário:

Postar um comentário